Apesar da Nova Zelândia ser um país relativamente "pequeno" o dinheiro gira "grande", com isso o país possui um bom número de instituições bancárias para todos os tipos de pessoas, escolha o seu e movimente (ou guarde) seu money =)
Alguns dos mais conhecidos e respeitados bancos são:
- ANZ National Bank
- ASB Bank
- BNZ - Bank of New Zealand
- Kiwi Bank
- SBS - Southland Building Society
- TSB Bank
- Westpac Bank
Normalmente os bancos estão abertos das 9:00 ás 16:30hrs de segunda a sexta. Porém alguns bancos nos principais centros abrem no sábado por meio período. Vale consultar seus respectivos sites.
As famosas maquinas para saque (ATM) estão espalhadas por todas as cidades nos bancos, ruas comerciais, shoppings e lojas de conveniências.
Dica: Caso você não ache um ATM próximo de onde esteja, você poderá realizar uma compra mínima em qualquer loja e pedir "cash-out" no valor que você quiser. O valor total (compra + dinheiro extra) será debitado automaticamente da sua conta.
Os cartões de crédito internacionais e os cartões de débito só irão funcionar na Nova Zelândia se tiverem a respectiva senha de 4 dígitos. Confirme com seu banco no Brasil antes de viajar.
Na maioria dos bancos, qualquer pessoa pode abrir uma conta somente com o passaporte, porém, alguns irão exigir o IRD (ver Dicas/IRD), vistos de residência ou comprovantes dos cursos em casos de estudantes.
Dicas:
- Se algum banco se negar a abrir sua conta por falta de documentos, tente uma outra rede bancária da lista acima. Simples assim! Alguns são mais burocráticos que os outros.
- Solicite uma conta de banco que tenha o mínimo de serviços disponíveis (saque, cartão de débito e acesso a internet), assim você evita de pagar taxas desnecessárias. Alguns bancos não cobram nada por esse serviço mínimo!
- Procure usar maquinas para saque de dinheiro que sejam da mesma bandeira do seu banco. Caso você use de outro banco que não seja o seu, será cobrada uma taxa extra de +/- $3,00 por transação.
- Atenção!!! Mil dólares na Nova Zelândia se escreve - $1,000.00 (e não como no Brasil - $1.000,00). A 'vírgula' está sempre na milésima casa e o 'ponto' na casa dos centavos.
Cartões de Crédito
Na maioria dos casos, o cartão de crédito só é disponível a residentes e cidadões, porém, existem alguns poucos bancos que emitem cartões para pessoas que tenham vistos de trabalho de 2 anos, confira.
Dica: A maioria dos bancos atualmente já trabalham com um cartão de débito que tem uma numeração que funciona como um cartão de crédito para compras e pagamentos on-line, porém, você deverá ter crédito na conta para poder efetuar a compra. Os débitos serão reduzidos da sua conta no ato da compra.
Cheques
Você não precisa de um talão de cheque para fazer um pagamento via correio. Basta ir ao banco ou uma agência do correio e solicitar uma folha de cheque (que será impressa e preenchida automaticamente no próprio banco).
Para isso é necessário ter os dados da pessoa ou empresa na qual você deseja enviar o cheque e o valor a ser preenchido. O banco irá emitir o cheque com os dados e automaticamente debitar o valor da sua conta.
FONTE: Go Brazilian
Nenhum comentário:
Postar um comentário