A Nova Zelândia permite que visitantes com o "Working Holiday Visa" (Visto de Férias e Trabalho) trabalhem por períodos de no máximo 3 meses em cada empresa durante suas férias no país, por um período máximo de 1 ano.
Como conseguir trabalho na Nova Zelândia estando no Brasil
Para os brasileiros que estão no Brasil e desejam trabalhar na Nova Zelândia, a dica é entrar nos sites de emprego listados abaixo e entrar em contato com os empregadores que procuram por profissionais da sua área. Existem vagas que possuem falta de profissionais qualificados, como na área médica, agricultura, química e muitas outras.
Uma vez que o empregador goste do seu currículo e fique interessado em te contratar, ele precisa entrar com um pedido para poder contratar um imigrante e provar para a imigração que não existe profissional neozelandês ou residente na Nova Zelândia qualificado para a vaga. Caso o pedido seja aceito, a imigração concedirá uma permissão ao empregador, que deverá enviá-la para você que precisa anexar na solicitação de visto de trabalho que você deve enviar.
Resumindo, o processo seria o seguinte:
Uma vez que o empregador goste do seu currículo e fique interessado em te contratar, ele precisa entrar com um pedido para poder contratar um imigrante e provar para a imigração que não existe profissional neozelandês ou residente na Nova Zelândia qualificado para a vaga. Caso o pedido seja aceito, a imigração concedirá uma permissão ao empregador, que deverá enviá-la para você que precisa anexar na solicitação de visto de trabalho que você deve enviar.
Resumindo, o processo seria o seguinte:
- Procurar por vaga de emprego
- Entrar em contato com o empregador enviando seu currículo
- Fazer a entrevista pelo telefone, Skype, etc
- Empregador deve lhe enviar formulários da Imigração para solicitação do visto
- Enviar pedido de visto de trabalho para a Central de Vistos da NZ em Washington, US
Outra alternativa é procurar as agências de empregos - Recruiting Agencies. Geralmente, cada agência dessas se especializa em certas áreas de atuação, ex. engenharia, economia, advocacia, etc. Assim, vale pesquisar quais são as agências especializadas na sua profissão.
Dicas:
- Algumas empresas e agências preferem anunciar suas vagas de empregos em meios mais restritos, porém objetivos. Logo, vale a pena também consultar os classificados dos jornais e os sites especializados das áreas afins, ex. Associação dos médicos, Associação dos Arquitetos, etc.
- Ao falar com as empresas e agências, deixe bem claro que você não tem o visto de trabalho na Nova Zelândia, se for o caso. Não são todos os empregadores que solicitam vistos para estrangeiros, uma vez que a imigração exige que eles comprovem que eles não conseguiram empregar nenhuma pessoa local.
Salário mínimo na Nova Zelândia
Desde primeiro de abril de 2011 o salário mínimo na Nova Zelândia é de $13.00 (treze dólares) por hora trabalhada (antes das taxas).
O salário mínimo, como o próprio nome diz, é a quantia mínima por hora pela qual seu empregador deve lhe pagar. Se você estiver recebendo menos do que esse valor, você deverá tentar primeiro entrar em acordo com seu empregador e se for necessário entrar em contato com um fiscal do trabalho (Labour Inspector). São eles que irão garantir que as leis trabalhistas na Nova Zelândia sejam respeitadas por todos empregadores e empregados.
Para mais informações sobre salário mínimo consulte: Department of Labour - The minimum wage.
Para leis trabalhistas no país e seus direitos consulte: Department of Labour - For Young Employees.
Para direitos a férias consulte: Department of Labour - Holidays Act and the Employment Relations Act.
Para saber as médias de salários no país consulte: TradeMe - Salary Guide.
Veja a lista de profissionais em falta no mercado de trabalho da Nova Zelândia.
Veja o site da embaixada da Nova Zelândia no Brasil com dicas para trabalhar na Nova Zelândia.
Sites de emprego na Nova Zelândia
Lista dos principais sites de emprego
www.seek.co.nz - Seek é o site número 1 em procura de emprego, onde se encontra as melhores ofertas.
www.trademe.co.nz/jobs - TradeMe Jobs oferece uma grande variedade de ofertas de emprego. É o site mais popular da Nova Zelândia.
www.careerjet.co.nz - CarreJet é um buscador GRATUITO de empregos na Nova Zelândia. Em apenas um clique, candidatos têm acesso a um grande banco de ofertas atualizadas diariamente.
www.workingin-newzealand.com - Candidate-se a empregos, aprenda sobre vistos, encontre propriedades na Nova Zelândia, transferência de fundos, encontre uma empresa de remessas e muito mais!
Agrícola
www.fres.co.nz - Serviços de Emprego Farm Relief especializada em combinar os trabalhadores para posições pecuária leiteira.
Hortícola
www.seasonalwork.co.nz - Um site com milhares de trabalhos listados e links para o turismo de aventura, trilhas colheita e cursos de Inglês.
www.seasonaljobs.co.nz - SeasonalJobs.co.nz é um serviço que foi projetado especificamente para o mercado de trabalho Nova Zelândia sazonal.
Fonte: Go-Brazilian
Nenhum comentário:
Postar um comentário